Cabelos viram diamantes

Publicado em: Últimas Notícias

Alunos terão cabelos transformados em diamantes. Joia será entregue pela Rede Marista de Colégios ao cidadão ou à instituição que tenha contribuído significativamente para a transformação social de sua comunidade

Todos os diamantes são únicos, mas apenas um é especial: o seu, aquele que leva uma parte de você na produção. É com este conceito, juntamente à tradição de cortar o cabelo dos aprovados, que a rede de Colégios Maristas irá homenagear todos os seus alunos que passarem no vestibular 2013: transformando, literalmente, seus fios de cabelo em um diamante. A peça produzida se tornará uma comenda, ou seja, um reconhecimento para um cidadão ou instituição que tenha contribuído significativamente para a transformação social de sua comunidade ao longo do ano de 2012. A coleta das mechas dos aprovados será feita de 14 de dezembro a 17 de janeiro em algumas unidades de Colégios Marista no Brasil.

 

“O diamante simbolizará os princípios humanos sólidos e duradouros dos nossos alunos. Mais do que uma joia, trata-se de uma homenagem a todos os estudantes que não medem esforços neste momento tão importante da vida, que é o vestibular”, diz Fabiane Campana, gerente de marketing da Rede de Colégios Maristas. “Além disso, esta é uma forma de eternizar a passagem dos alunos pela rede Marista e tornar cada vez mais claro não só aos nossos alunos, mas a todos os setores da sociedade, que a recompensa por boas ações pode ser mais próspera que se possa imaginar”, completa.

 

Desenvolvida pela agência Espalhe Marketing de Guerrilha, a ação é totalmente pioneira no Brasil. “Geralmente, as campanhas de colégios para vestibulares são muito parecidas. O objetivo é inovar ao transformar a aprovação dos alunos no vestibular em uma história de celebração que gere se torne assunto de conversas entre os jovens brasileiros e suas famílias”, afirma Gustavo Fortes, diretor de planejamento da Espalhe.

 

Como se faz um diamante com cabelos? 

 

Uma empresa brasileira será a responsável pela produção da pedra preciosa, que será feita a partir dos fios de cabelo dos alunos. A joia será produzida em um laboratório da companhia, na Espanha, e será obtida após uma combinação perfeita entre carbono, temperatura e pressão. O cabelo é levado a um forno especial e o carbono presente nos fios é extraído em temperatura elevada. O material resultante é prensado até se transformar em uma pastilha de carbono que, colocada no interior de um equipamento de alta tecnologia, é submetida a uma pressão equivalente a 45 mil atmosferas e a uma temperatura entre 1.500 ºC/ 1600ºC. O resultado de todo esse processo é um diamante com as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra extraída da natureza.

 

Joia homenageará pessoa ou instituição escolhida pelos alunos 

 

O diamante, produzido com os cabelos dos aprovados, será entregue a um cidadão ou instituição que tenha contribuído significativamente para a transformação social de sua comunidade ao longo do ano. Todos os alunos irão participar do processo de escolha do homenageado por meio de votação nas fan pages da rede de ensino durante o mês de Dezembro.

 

 

O processo de escolha começa da seguinte forma: um comitê formado por profissionais da Espalhe e da Rede Marista irá identificar e nomear três cidadãos brilhantes de cada praça onde os colégios estão presentes (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal). O próximo passo será a votação. Em dezembro, os alunos irão escolher na fan page de cada colégio qual é o melhor representante de sua praça entre os três selecionados. Com 14 escolhidos no último momento da disputa, o comitê irá definir o cidadão ou a instituição brilhante de 2012. Finalmente, em uma solenidade que acontecerá em março na unidade Marista responsável pela sugestão do ganhador, será nomeado o Cidadão Brilhante Marista.

 

 

Sobre Marista: 

 

O Grupo Marista possui uma rede de 16 colégios, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, que envolvem mais de 24 mil alunos. Da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, os colégios dispõem de ampla infraestrutura e uma formação pedagógica que tem contribuído no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse http://www.colegiosmaristas.com.br.

 

 

Tags: